Futebol Brasileiro

Veja o retrospecto de Jorge Sampaoli em clubes brasileiros

O técnico argentino Jorg Sampaoli já esteve no comando de dois grandes do Brasil

Por Eduardo Ferreira

O técnico argentino Jorg Sampaoli já esteve no comando de dois grandes do Brasil
O técnico argentino Jorg Sampaoli já esteve no comando de dois grandes do Brasil

O Flamengo está prestes a oficialmente apresentar o argentino Jorge Sampaoli como o novo treinador do clube. O técnico estava livre no mercado após ser demitido do Sevilla e aceitou o desafio de assumir o atual campeão da América. Assim, Sampaoli une a experiência com o futebol europeu e sul-americano, além de já ter comandado duas seleções em Copa do Mundo.

No Brasil, Jorge Sampaoli passou pelo Santos em 2019, e o Atlético Mineiro em 2020. A princípio, a chegada do treinador no Santos foi muito comemorada pela torcida, por já ser um nome conhecido no futebol sul-americano. Na ocasião, o Santos não tinha um bom elenco para disputar os campeonatos, mas apostou no trabalho do treinador para dar liga ao time.

De fato, Jorge Sampaoli conseguiu entregar um bom futebol mesmo com um elenco limitado. Em 2019 o Santos terminou como vice-campeão brasileiro. Ao todo, foram 40 jogos no comando do Peixe, 22 vitórias, 10 empates e oito derrotas, com um aproveitamento de 63%. No entanto, o técnico decidiu não renovar com o Santos e partiu em busca de um novo desafio.

Em seguida, o treinador partiu para o Atlético Mineiro, que já contava com um time mais qualificado. No entanto, a chegada da pandemia dificultou a sequência do trabalho que resultou em um título do campeonato mineiro. Dessa forma, Sampaoli deixou o atlético com 44 jogos, 25 vitórias, 9 empates e 10 derrotas, totalizando um aproveitamento de 64%.

Jorge Sampaoli pega o melhor elenco da América

Pela primeira vez o argentino Jorge Sampaoli pega um time cotado para ser campeão em todas as competições. Até então, o técnico havia assumido clubes médios da Europa e equipes que não despontavam como favoritas na América do Sul. Portanto, será interessante ver como funciona o trabalho de Jorge Sampaoli com a pressão por títulos de uma equipe que já vinha ganhando tudo, como o Flamengo.


Mais notícias