Futebol Brasileiro

Ronaldo faz discurso emocionante em homenagem a Pelé no prêmio FIFA The Best

O rei do futebol faleceu em dezembro do ano passado e foi o tema da abertura na cerimônia do FIFA The Best

Por Eduardo Ferreira

O rei do futebol faleceu em dezembro do ano passado e foi o tema da abertura na cerimônia do FIFA The Best
O rei do futebol faleceu em dezembro do ano passado e foi o tema da abertura na cerimônia do FIFA The Best
Síguenos enSíguenos en Google News

O prêmio FIFA The Best está ocorre em Paris, na França, para premiar os melhores do futebol em 2022. Logo na abertura, a cerimônia exibiu uma homenagem a Pelé. o rei do futebol faleceu em 29 de dezembro de 2022 e foi o tema de abertura da primeira premiação da entidade após o seu falecimento. 

O escolhido para discursar foi Ronaldo Fenômeno, que iniciou falando do jogador que Pelé representou ao futebol: “Eu vejo um jogador muito à frente do seu tempo. Um atleta que serviu de inspiração para mim e para todo o mundo do futebol. Nos anos 50 ele já era moderno.  Fazia gol de bicicleta, de cabeça, pedalava e era extremamente inteligente”, disse o Fenômeno. 

Em seguida, Ronaldo lembrou de quando Pelé o visitou após sua lesão em 2000, que quase o tirou do futebol: “Quando eu tive a minha primeira lesão no joelho em 2000, ele me visitou em casa, levando muito amor e carinho, em um dos momentos mais difíceis da minha vida. Dois anos depois ele estava em um dos momentos mais felizes, quando eu e meus companheiros conseguimos conquistar a Copa do Mundo", completou o ex-jogador. 

Grandes nomes do futebol reverenciaram o rei durante a homenagem, inclusive o ex-companheiro de equipe e campeão do mundo em 1970, Jairzinho: "Em 1970, foi um momento especialíssimo, como um homem que sempre foi. O Pelé era o espelho de todas as condições que um atleta tem que desenvolver", comentou o ex-jogador da Seleção Brasileira. 

Luta contra o racismo

Ronaldo salientou o papel de Pelé na luta contra o racismo, e a inspiração para a futuras gerações: “O Pelé também será lembrado pelo impacto na sociedade. Quando ele jogava, um mundo era um lugar ainda mais racista do que é hoje. Ele, um atleta negro, se tornou o rei do esporte mais popular do planeta.”


Mais notícias